“Quando João Gilberto acompanhou no violão Elizeth Cardoso, na primeira gravação de 'Chega de Saudade', a harmonia de Jobim encontrou finalmente uma colocação rítmica adequada, entre um baixo essencial e uma linha melódica extremamente livre, flutuante”.
O comentário preciso de Lorenzo Mammì mostra como, quase 30 anos após a consolidação do samba, a bossa nova inaugurou, de fato, uma nova era. A ela segue-se o embate com o rock e o pop, elementos sonoros que seriam oportunamente incorporados pela geração tropicalista
(já nos anos iniciais da ditadura militar).

Nas últimas décadas do século 20 rompeu-se, enfim, o sistema baseado no par disco-rádio que havia sustentado o advento dos principais nomes da música popular brasileira desde o final da década de 1920: surge então a geração independente da “vanguarda paulista”, responsável também por resgatar artistas das gerações anteriores. 

Ao longo de 4 aulas online pela plataforma Zoom, com discussões e participação dos alunos em tempo real, estudaremos como – com artistas tais como Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Tatit, Lenine e tantos outros – a fase de Manifestos e Movimentos permitiu que a Música Popular Brasileira vivenciasse um período de inédita maturidade e criatividade.


O curso, que não exige conhecimentos musicais anteriores, é destinado todas as pessoas que querem conhecer melhor os desdobramentos da música popular brasileira a partir da bossa nova. Movimentos como o tropicalismo, a vanguarda paulista e a própria bossa nova terão amplo destaque, bem como a canção de protesto, o clube da esquina e outras tendências da música popular brasileira nas últimas décadas do século 20 e início do século 21.

 

Programa:

Aula 01 - 24/08: Bossa nova e o desenvolvimento do samba: de Jobim a Paulinho da Viola e João Bosco;

 

Aula 02 - 25/08: Tropicalismo: Caetano Veloso e Gilberto Gil;

Aula 03 - 26/08: Chico Buarque, Milton Nascimento e Clube da Esquina;

Aula 04 - 27/08: Vanguarda Paulista e outras tendências

 

Todas as aulas ocorrerão de 19h às 21h. 
 

Formato:

Plataforma Zoom, ao vivo, com interação em tempo real. 
Link para a classe será enviado por email após a confirmação da inscrição. 

 

Investimento:
R$ 150,00



Pagamento via cartão de crédito através do link: 
https://bit.ly/mpbmanifestosmovimentos


Pagamento através de transferência bancária:
solicite o envio dos dados através do formulário abaixo

Relatos sobre meu curso mais recente:


Sidney Molina apresenta o curso com a profundidade e poder de resumo que só o grande conhecimento permite. Faz relações distantes se aproximarem, fazendo o curso ser uma obra de arte sobre a arte. A única parte ruim é que ele acaba.
 
Leandro Latú
 
 

A contextualização histórica, bem como as análises sintéticas das técnicas musicais e literárias, fornece uma perspectiva muito aprofundada da evolução das diversas expressões da MPB.

Mauro Motoda

Curso excelente tanto para músicos quanto para aqueles que não o são - Sidney explica claramente toda e qualquer dúvida. Professor incrível, com tanto conhecimento quando o mundo tem de chão!

Fernanda Mattos

Curso muito dinâmico e didático sobre as raízes da nossa música brasileira. Aulas esclarecedoras, repletas de conceitos e, ao mesmo tempo, inspiradoras, cheias de exemplos e de muito bom humor! Fundamental para todos que, de alguma maneira, se interessem pelo nosso país e pela nossa música!

Tiago Perin
Dúvidas?
Entre em contato através de: 
cmozart@cmozart.com.br

Redes Sociais